terça-feira, 16 de setembro de 2008

A Bíblia

Como vocês já sabem, o mês de Setembro é o mês da Bíblia, e nada mais lógico que o tema do artigo de opinião da vez seja esse Livro Sagrado.
Nas reuniões da nossa Igreja é um milagre se 60% dos presentes na reunião tiverem portando a Bíblia. Tenho certeza que poucos perceberam, mas na reunião do dia 07/09/08 no meio de tanta conversa e ansiedade dos presentes que aguardavam a reunião, um jovem estava sentado lendo sua Bíblia calmamente. Calma! Não estou querendo dizer que agora nós temos que esperar as reuniões sem falar e nem conversar com ninguém.
Quero, sim, mostrar o quanto nos é mostrado a importância da Bíblia, o que ela representa, mas que na realidade nós não colocamos o que aprendemos em prática. Quem já não entrou em uma casa onde há uma Bíblia exposta na sala? Caso você tenha uma, espero que não seja mais um simples adorno bonito para enfeitar a sua sala. Mas ela seja sim, uma fonte de energia para você, para todos da sua casa e visitantes. Que se possa ler a mensagem do dia, todos os dias, e que não fique apenas juntando poeira ou exibindo sempre a mesma imagem.
No lugar de você acordar cedo, por volta das 6:30h, para saber seu horóscopo, por que não ler a passagem do dia? Posso garantir que as palavras da Bíblia são realmente verdadeiras e inspiradoras, e que são nessas palavras que nós devemos guiar nossas vidas.
Mas a verdade é que nós não temos o costume de ler a Bíblia. Temos dinheiro, tempo e disposição para adquirir e ler o Best-Seller do momento mas, infelizmente, na maioria das vezes não nos esforçamos muito para ler a Bíblia. E quem já A leu por inteiro tem o costume de dizer quando perguntado, geralmente com orgulho: “Eu já li a Bíblia”. Ora, posso garantir que muitos jovens, talvez todos, sejam eles do JUNE, JMC, SEGUE-ME, EJAC, em fim, dos grupos de jovens da nossa paróquia também já leram a Bíblia. Afinal, quem participou de todas as missas do domingo por um período de três anos leu a Bíblia, mesmo que de forma indireta.
Quando se fala em Bíblia, sempre aparece a pergunta: “Você já leu a Bíblia?”. Acredito que a pergunta mais correta seria :”Você está lendo a Bíblia?” ou “Você lê a Bíblia?”. Afinal, ler por ler a Bíblia não é o mais importante. O importante é vivenciar os ensinamentos Dela.
Temos que ter nas nossas mentes que, o que está escrito nesse Livro Sagrado não são apenas palavras bonitas, mas sim, preciosos ensinamentos que Deus nos deixou para podermos aprender e vivenciar, e com isso, termos uma vida de Paz em Cristo.
Todos os ensinamentos contidos na Bíblia não são fixos, ou seja, eles possuem várias interpretações. E essas interpretações variam muito de pessoa para pessoa, de momento para momento. Por isso, quem já leu a Bíblia um vez e acredita ter aprendido tudo o que está contido nela, está simplesmente enganado, já que a Bíblia possui infinitos ensinamentos e conselhos.
Entenderam agora a mudança da pergunta? Nós temos que incluir nos nossos hábitos a leitura das palavras de Deus, pois são elas que irão nos aconselhar, nos guiar, nos encorajar a tomar ou não alguma atitude, e não as coisas do mundo como álcool, cigarro ou mesmo drogas pesadas...
Mas por que levar a Bíblia para as reuniões? Pessoal, é super, hiper, ultra, mega-power importante levar conosco a palavra de Deus sempre. E todos nós sabemos que nas reuniões sempre há uma leitura da palavra e é nosso dever acompanhar bem de perto, com a máxima atenção. Mas só escutar não conta? Claro que conta. Mas lendo pela Bíblia, as palavras ficam impregnadas em nossas mentes (parece mágica...mas é verdade experimente!) e, na maioria das vezes, desperta a curiosidade de ler mais dois ou três versículos e com isso, nos ajudar a entender melhor, naquele momento, o que Deus quer dizer para cada um de nós.
Espero que com essas poucas palavras vocês tenham se convencido a deixar o esquecimento e a preguiça de lado, e passem a incluir a Bíblia não só nas reuniões da Igreja, mas sim no seu dia-a-dia. Que Ela seja sua amiga para todas as horas, ou ainda, que ela seja como um posto onde sempre que você estiver triste, cansado, desesperado, precisando de paz, ou super feliz, de bem com sigo mesmo e com os outros, quando receber uma graça de Deus, que você possa abastecer-se com as palavras de Deus e passe a ter mais disposição e vontade de viver e encarar a vida de peito aberto. Simplesmente porque “...se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos 8, 31).

(Texto de Daniel Xis)

2 comentários:

s2**Flavinha e Kayron**s2 disse...

Uauuuu...
Que lindo e quantas verdades foram expostas nessa leitura que concerteza fora inspirada por Deus na sua elaboração!
Acho que realmente os jovens de hj em dia precisam de palavras que motivem através de testemunho, palavras de quem entende como agimos e de quem acredita que podemos sempre mudar. PRA MELHOR, É CLARO!!! ^^

Parabéns "X", acho que vc mais do que ngm dentre tantos jovens ali da nossa amada Paróquia é um exemplo de perseverança!

E que possamos a cada dia buscar no instrumento alimentador da nossa fé, a Bíblia, o verdadeiro ideal de nossas vidas que nos leva somente à salvação!! ^^

Bjinhuzz e fiquem com Deus!!
;)**
**Flavinha & Kayron**

Daniel Xis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.